top of page
  • Amanda Lira

Case acadêmico - CIAPD Campinas

Atualizado: 2 de fev. de 2021

O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) da PUC-Campinas abriu as portas para os alunos do curso de pós-graduação em Design de Usabilidade para que pudéssemos ajudar a criar soluções para solucionar possíveis problemas que os alunos pudessem ter no dia a dia dentro do centro.


 

Cenário


Os alunos do CIAPD realizam cursos diversos, desde Pacote Office e edição de fotos, até jardinagem e artesanatos, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho, inclusive para o empreendedorismo, vendendo suas próprias produções artesanais. Porém, os alunos estavam com dificuldades em manter as aulas que eram disponibilizadas de segunda à sexta-feira, enquanto estavam trabalhando em empresas parceiras, que possuem parcerias com o centro para inclusão no mercado de trabalho.


Diante disso, decidimos dar atenção à essa necessidade dos alunos, de se manter a frequência nas aulas, mesmo quando empregados.


Processo


O framework escolhido foi Design Sprint, onde trabalhamos cada etapa, principalmente no entendimento e definição das possíveis soluções.

Tivemos um encontro com os alunos do CIAPD, no qual pudemos conversar sobre como eram suas rotinas, quais pontos eram positivos e negativos dentro das suas experiências e o que ele viam de melhoria para a realidade deles como alunos e trabalhadores.


Um dos pontos que chamou a atenção foi o fato de que todos tinham o hábito de consumir conteúdo pelo celular, através de vídeos e músicas. O costume de se comunicar com a família e amigos através do WhatsApp também foi unânime entre todos os entrevistados. Com isso percebemos que o comportamento de acessar a internet para pesquisar informações e se manter atualizado era uma oportunidade que poderia ser aproveitada.


Após esta primeira conversa, trouxemos os quatro principais pontos de problemas levantados por eles:

  • Famílias

  • Empresas

  • Conteúdo

  • Financeiro


Em cima disso trabalhamos em 4 pilares: desejável, viável, factível e impacto. Dentro de cada pilar, foram sugeridas ideias que solucionassem algum ponto destacado pelos alunos na primeira entrevista que fizemos. Com isso, foram levantadas 5 possíveis soluções:


Solução


Após votação das sugestões, chegamos à conclusão que a melhor forma de trazer uma solução que fosse viável e com impacto, seria uma plataforma de conteúdos online, na qual o aluno teria acesso às aulas gravadas pelos professores e indicações de vídeos e textos complementares. Assim eles poderiam continuar estudando, mesmo durante os dias que não pudessem estar presentes no CIAPD, dando também a oportunidade das empresas parceiras poder acompanhar as certificações e currículo atualizado, de uma maneira mais prática e rápida.

Acesse o protótipo completo aqui


Validação


Após a prototipação, tivemos oportunidade de nos encontrarmos novamente com os alunos para a validação da solução em um breve teste de usabilidade.


O teste foi feito presencialmente e cada aluno teve a oportunidade de dizer como se sentia ao usar o aplicativo, o que trazia conforto e desconforto, além de levantar possíveis alterações na usabilidade.



O resultado foi muito positivo, além de ter sido levantado pontos importantes de aprimoramento para uma possível V.2 da aplicação.


bottom of page