A Elo estava refazendo as páginas do site, deixando-as com uma nova identidade visual e melhorando a usabilidade para o usuário, principalmente no que se tratava de benefícios dos cartões de crédito da bandeira. Além disso, um novo produto seria lançado, uma nova maneira de usufruir dos benefícios de uma forma flexível, seria um produto disruptivo para o mercado e por isso precisávamos trabalhar com um modelo de negócio novo e deixar a usabilidade fluída para os usuários.
O cenário
O foco era repaginar toda a comunicação da empresa com os usuários, repassar todos os textos que já existiam no site atual e readaptar para as novas páginas que entrariam no ar. Em paralelo também deveria ser feita a comunicação do novo produto e que, obviamente, tudo estivesse alinhado com o tom de voz da marca, já consolidado.
O principal desafio foi trabalhar com duas frentes diferentes: o site novo e o produto novo. Ambos deveriam seguir o mesmo tom de voz, porém com suas particularidades, já que o produto que seria lançado, pedia uma comunicação mais casual do que aquela já usada no site da empresa.
Processo
A equipe de UX/UI, em conjunto com UX Writing estudou todo o conteúdo que já havia sido feito: pesquisa de mercado e novo branding de produto. Com base nisso, foram feitas reuniões com stakeholders para que estivéssemos alinhados com os objetivos, tanto do site, quanto do novo produto.
Em seguida demos início à classificação das páginas que seriam refeitas, com base em números de acessos e conversões atuais, quais teriam menos impacto para o usuário e quais eram prioridades de negócio para a Elo.
Outro ponto importante foi o trabalho em conjunto com os UI Designers, pois assim pudemos estimar esforços reais e ter uma entrega final ainda mais alinhada. Trabalhar em par fez toda a diferença para que as páginas pudessem ser entregues sem grandes alterações e o texto pode integrar de forma clara e objetiva, sem perder qualidade de compreensão.
Todas as páginas foram feitas em conjunto, ou seja, não houve trabalho em modo esteira, onde o texto entraria depois do UI pronto, ou vice-versa. Da forma como foi feita, sempre nos reunindo para discutir os próximos passos, ouvindo os stakeholders e alinhando as regras de negócio, todas as entregas foram feitas em etapas e sem acúmulo de tarefas.
Os textos tiveram papéis muito importantes para os novos fluxos de benefícios dentro do novo site, incluíndo o novo produto. A comunicação com o usuário foi definida de maneira clara e eu tive a oportunidade de colocar sugestões muito satisfatórias ao longo do projeto. A minha preocupação foi principalmente em deixar as informações claras, simples e objetiva, além de toda a regra de negócio que deveria ser levada em consideração nessa construção, junto com as definições de palavras-chave para aumento de busca orgânica, que era uma preocupação latente do cliente, em especial para o produto que seria lançado nos próximos meses.
Resultado
Após três meses, o novo produto foi lançado e as novas páginas do site começaram a subir para produção. Todo o desafio gerou um grande aprendizado para as próximas situações. O processo não foi fácil e alguns contratempos surgiram, tanto por parte da estrutura do site, quanto por demandas à parte no caminho, mas o resultado final foi satisfatório, conseguimos disponibilizar para os usuários o novo produto, de uma forma que sua usabilidade fosse fluida, sem comprometer as novas regras de negócio.
Dados sensíveis não foram divulgados para privacidade e sigilo do cliente.
댓글